quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Vamos malhar!!


Olá amigos,
Hoje vamos descrever um exercício muito realizado nas academias principalmente pelos homens que trabalha específicamente a musculatura peitoral que é o SUPINO RETO:
Posição inicial: deitado em um banco horizontal, pés apoiados sobre o banco ou sobre um step, cotovelos estendidos numa largura pouco maior que a dos ombros.

Finalização: descer a sobrecarga ( barra ou halteres) até os cotovelos fazerem 90°, inspirando o ar.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Vamos emagrecer correndo?


A corrida é uma modalidade esportiva que vem crescendo muito nos últimos anos em relação ao número de praticantes. Hoje existem centenas de grupos e atletas que treinam durante o ano para participarem de diversas provas nacionais e até mesmo internacionais. Correr faz fortalecer ossos, músculos e articulações de membros inferiores e ainda faz melhorar todo o sistema cardiorespiratório, além de queimar uma grande quantidade de calorias.
Dicas para melhorar sua corrida:
-Uma boa postura para correr é muito importante. Corra sempre mantendo seu corpo ereto, cotovelos fletidos em 90 graus ao lado do corpo e mãos relaxadas com palma para baixo.
-Balance os braços sempre contrários aos movimentos das pernas a cada passada.
-Faça aquecimento por 5 minutos com uma boa caminhada intensa em seguida pare e faça os alongamentos necessários.
-Gradualmente vá aumentando a velocidade até sentir sua respiração acelerada, mas não ultrapasse até o ponto que possa ter dificuldades para conversar.
-Corra por 10 minutos no início e aumente de 1-2 minutos todos os dias até que consiga correr por pelo menos 20 minutos.
-Verifique sua Freqüência Cardíaca e veja se já está em sua Zona Alvo de Treinamento - alguns corredores usam o frequencímetro (Ex: marca Polar) para verificar a F.C , mas em caso de não poder adquiri-lo, poderá usar a medição manual que é passível de erros.
-Quando verificar que está em sua Zona Alvo de Treinamento, vá aumentando o tempo de seu treinamento dia após dia. Até chegar a seu objetivo.
-Após o treinamento, faça um resfriamento caminhando por 5 minutos e em seguida pare e repita os alongamentos do início da corrida .
Dicas importantes:
-Quando o tempo estiver ruim tente correr em uma esteira em casa ou na academia, para evitar escorregões pelo caminho;
-Assista TV em casa, ou ouça música enquanto se exercita, será uma grande motivação para vencer o cansaço.
Acessórios:
Um bom par de tênis é muito importante para lhe garantir uma boa corrida livre de lesões. Os tênis especiais para corrida absorvem o choque das passadas e ainda estabilizam seus pés no solo.
Um bom tênis deve: ser flexível, ter uma sola grossa, um acolchoamento para o calcanhar para o tendão de Aquiles, a sola deve ser mais larga que a parte de cima, ser confortável com bastante espaço dentro dele e ainda mais alto na parte de traz.
Portanto para quem quer começar o ano de 2009 com o objetivo de se transformar em um atleta, ou simplesmente manter a forma física a corrida pode ser uma ótima modalidade para escolher. Não deixe de ter ao seu lado um Personal Trainer pois ele fará você alcançar seus objetivos com maior facilidade e de forma segura.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Vamos Malhar!!


Olá amigos,
Hoje na nossa sessão de exercícios vamos descrever o exercício de AGACHAMENTO ótimo para quem quer fortalecer a musculatura do quadríceps e glúteos.

Posição inicial: em pé, com joelhos semi flexionados, quadril encaixado, pés paralelos na largura dos ombros.

Execução: descer o quadril para trás até os joelhos aproximarem de 90° (como se fosse sentar em uma cadeira imaginária), mantendo a posição dos joelhos atrás da linha da ponta dos pés; a coluna deve permanecer ereta, inspirando o ar.

Finalização: retornar à posição inicial, controlando a sobrecarga e mantendo os joelhos alinhados com os pés, expirando o ar.

sábado, 22 de novembro de 2008

Diet ou Light....?


É comum as pessoas que começam a fazer alguma dieta alimentar começarem a consumir produtos Diet e Light, com o objetivo de consumir menos calorias no total de sua alimentação diária.
Como sabemos, o produto Diet não possui açúcar, e o produto Light não possui (ou possui em quantidades reduzidas) gordura em sua composição, mas será que eles realmente ajudam a reduzir o total de calorias consumidas no nosso dia-a-dia?
Para responder essa pergunta, o consumidor desse tipo de produto deve ficar atento ao rótulo do produto que vai consumir, pois muitas vezes o produto é vendido como sendo Diet mas apresenta um alto valor de gordura, e vice-versa, sendo assim anulando o objetivo da dieta do consumidor.
Outra observação importante é quanto a quantidade ingerida desses produtos que também devem ser controlada assim como outro alimento qualquer dentro de sua dieta, pois não adianta nada o refrigerante ser Light se você tomar 1 litro durante uma festa por exemplo.
Com isso, se você quer perder peso e está fazendo dieta alimentar fique atento porque você pode estar gastando dinheiro e não resolvendo seu problema, e vale ressaltar ainda que alimentação balanceada natural e atividade física regular são os melhores remédios para quem quer perder peso.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Vamos malhar!!


Olá amigos,
Muita gente gostaria de começar a fazer algum tipo de exercício e não sabe como começar, como realizar da forma correta tal exercício, etc... Então vamos começar a dar algumas dicas de exercícios para vocês realizarem em casa. Hoje vamos falar da ROSCA DIRETA:

Posição inicial: em pé, joelhos levemente flexionados, quadril encaixado, pés paralelos na mesma largura dos ombros, segurar o peso nas mãos ( barra ou halteres) posicionando os cotovelos junto ao corpo e as mãos alinhadas com os cotovelos e ombros.

Execução: trazer as mãos em direção aos ombros, mantendo o alinhamento das mesmas, expirando o ar.

Finalização: retornar controlando a sobrecarga até os cotovelos formarem um ângulo de 90°, inspirando o ar.

OBS: Todo exercíco físico deve ser orientado por um Profissional de Educação Física. Entre em contato conosco!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Tá com sede? Olha a água mineral......


Durante a realização de atividade física ocorrem perdas significativas de líquidos e minerais, com isso a hidratação adequada é fundamental para que o rendimento físico e saúde não sejam prejudicados.
Durante a prática esportiva, a taxa de transpiração é altamente variável, oscilando entre 1 e 2 litros de líquidos por hora de exercício. Os eletrólitos perdidos em maior quantidade na transpiração são o sódio e o cloro.
A diminuição de água promove perda de peso e a capacidade de hidrólise de lipídeos também é reduzida, o que acarreta diminuição da capacidade máxima de desempenho. É importante ressaltar que a desidratação antecede a sede, provocando diminuição do volume plasmático e aumento da osmolaridade. Dessa forma, ao sentir sede, o esportista já está desidratado e, desta forma, pode apresentar efeitos deletérios à performance e saúde.
O efeito mais sério da prática de exercícios em ambientes quentes é a hipovolemia progressiva (um volume sangüíneo abaixo do normal), acompanhado de uma desidratação. A hipovolemia pode induzir a uma alteração na temperatura interna pela vasodilatação cutânea e redução do fluxo sangüíneo periférico máximo. Esta hipertemia, combinada com uma diminuição do débito cardíaco máximo e redução do VO2 Máximo, compromete a capacidade de se exercitar por um período prolongado em alta intensidade.
A perda de peso é um importante indicador de desidratação:
* Quando sentimos sede já estamos em processo de hipohidratação. Por isso, não podemos esperar a manifestação da sede para nos hidratarmos.
* Perda hídrica de 2% do peso corporal: manifestação da sede.
* Perda de 4% do peso corporal: ocorre diminuição da capacidade de hidrólise e diminuição do desempenho.
* Perda de 7% do peso corporal: há comprometimento plasmático.
* Perda de 9% do peso corporal: há risco de colapso.
* Perda de 10% do peso corporal: risco de morte.
* Conseqüências da não reidratação: quando um indivíduo torna-se hipohidratado, ocorre diminuição do volume plasmático com aumento da concentração de sódio e potássio. Todos os eletrólitos ficam mais concentrados se não houver reposição hídrica. Pode ocorrer débito cardíaco, diminuição do fluxo sanguíneo para os tecidos e prejuízo na performance.
De acordo com o American College of Sports Medicine, a reposição de líquidos para quem pratica exercícios deve ser da seguinte forma:
* 2 h antes do exercício: ingestão de 500 ml de líquidos;
* A partir de 1 h de exercício: 600 a 1200 ml de líquidos por hora de exercício;

Consulte um Personal Trainer!!


Contratando um Personal trainer você terá:
Treinamento personalizado totalmente focado no seu objetivo:
• Emagrecimento
• Manutenção da saúde
• Condicionamento Físico
• Aumento de peso
• Estético
As aulas podem mesclar diversas técnicas para atender às expectativas do aluno, respeitando suas necessidades individuais e limitações. Com base na avaliação física e no objetivo, aluno e professor decidem as atividades que serão realizadas. Musculação, corrida, natação, ginástica,ciclismo são algumas das possibilidades.

Onde ocorre o atendimento?
Na cidade de São Paulo. Em residências, condomínios, clubes e academias. Agende uma entrevista sem compromisso!

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Cuidado com o overtraining!!!


O objetivo de um programa de treinamento físico é a maximização do desempenho do atleta. Quando a intensidade, a duração e a carga de trabalho diário dos exercícios são apropriadas, adaptações fisiológicas positivas ocorrem. No entanto, quando o atleta é submetido a um programa de treinamento inadequado pode ocorrer o desenvolvimento do fenômeno denominado overtraining. Segundo Lehmann at al (1999), o overtraining ocorre devido a um desequilíbrio entre estresse e recuperação, ou seja, grandes fatores estressantes combinados com pouca recuperação, fazendo com que o atleta apresente sintomas como fadiga crônica, infecções respiratórias, alterações no humor, lesões, queda no desempenho e depressão psicológica. Dentre os fatores estressantes podemos citar não só os fatores encontrados em situações de treinamento e competição, os quais fazem parte os parâmetros de desempenho, imunológicos, hormonais, hematológicos e psicológicos, mas também aqueles encontrados em situações fora do treinamento e fora de competição como, aspectos sociais, educacionais, ocupacionais, econômicos, nutricionais, viagens e monotonia do treinamento. Como podemos perceber, treinar na medida certa é essencial para podermos alcançar nossos objetivos. O período de repouso é tão importante quanto o período de treinamento pois só com o equilíbrio destes dois fatores melhoraremos nosso rendimento.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Pingar o BlogBlogs