terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Treino para perder peso tem que ser exclusivo


Seu professor passa a mesma sequência para todos os alunos? Fique alerta; afinal, cada organismo responde de maneira diferente ao mesmo exercício
A série ideal é única. “É muito importante que o instrutor faça um monte de perguntas sobre o seu dia-a-dia e os seus gostos antes de elaborar uma série”, afirma Marcos Tadeu, fundador da Sociedade Brasileira de Personal Trainers.
Informações como se você passa o dia sentada, se gosta de esportes e se tem um cotidiano muito tenso fazem toda a diferença. “Quando o aluno chega muito estressado à academia, não é interessante que ele pratique uma atividade repetitiva, como corrida ou musculação, pois ficará o tempo todo remoendo os problemas.”
O profissional deve também avaliar o seu histórico de saúde para saber se você tem problemas como pressão alta — levantar halteres pode desencadear uma crise. Histórico familiar de osteoporose? Seu treinador deve sugerir a esteira em vez da bicicleta ergométrica, para que você fortaleça seus ossos enquanto sustenta o peso do próprio corpo.
Pergunte ao seu professor por que ele passou para você um treino idêntico ao do outro aluno. Ele tem que ser capaz de explicar, por exemplo, que, como notou que os seus joelhos estão fracos, uma série de quatro apoios para os glúteos é menos desgastante que o agachamento comum. No caso das atividades aeróbicas, a recomendação costuma ser padronizada: 20 minutos de caminhada ou corrida leve para os iniciantes e 45 minutos de corrida intensa para a turma condicionada.
Peça para seu instrutor levar em consideração sua idade e sua frequência cardíaca. Dessa maneira, seu coração vai bater no ritmo ideal, de acordo com os objetivos que você pretende atingir. Para queimar gordura, por exemplo, você deve se exercitar com cerca de 70% da sua frequência cardíaca máxima.

Fonte: Portal da Educação Física

Um comentário:

Beta disse...

Bom dia!
Conheci o blog hoje estou adorando os pots...!

Tenho uma dúvida, e ficaria muito agradecida se o senhor pudesse me esclarecer.
Sempre ouço falar que para obter bons resultados de emagrecimento, a pessoa deve praticar exercícios aeróbicos em um ritmo em que a freqüência cardíaca esteja entre 60 e 70% da capacidade máxima, dizem ser a zona de freqüência cardíaca ideal para perda de gordura, não é? O que acontece é que faço exercícios 5 dias por semana, durante 1 hora caminho na esteira, pedalo ou nado, intercalando em dias diferentes. Há um tempo comprei um frequencímetro, e entre outars coisas ele também calcula o gasto calórico durante a atividade. Percebi que quando faço exercícios com a FC entre 75-85% o gasto calórico é mais alto. Tipo, beem mais alto.rs Queria saber, estou queimando gordura? Qual é melhor, ficar na FC 60-70% ou 75-85%? Pratico exercícios físicos regularmente há anos, mas agora meu objetivo é emagrecer uns 5 kilos, tenho 22 anos, 1,48m e estou pesando 50kg (10 kg a mais do que eu pesava há 3 anos), as gordurinhas na barriga estão a mostra e queria perdê-las.

Muito obrigada
Até mais=)