segunda-feira, 2 de março de 2009

MUSCULAÇÃO E METABOLISMO


Metabolismo é o processo que transforma os nutrientes e outras substâncias químicas em energia para manter o corpo funcionando. O metabolismo retira dos alimentos as calorias necessárias para vivermos. Durante um dia, uma pessoa gasta de 60% a 70% de sua energia para as funções vitais, como respirar, manter equilibrada a temperatura corporal e fazer o coração bater. Essa energia é chamada de metabolismo basal.
De 10% a 12% da energia total são gastos para processar o que comemos, desde a mastigação até a absorção. Essa energia é denominada de gasto termôgenico. O funcionamento do metabolismo é em grande parte determinado geneticamente. Em 80% da taxa metabólica a pessoa não tem condições de interferir, porém nos outros 20% é possível alterar o resultado a seu favor. Uma das formas de alterar este resultado ao seu favor é por meio da prática da musculação.
Atividades intensas produzem maiores gastos calóricos e elevações na taxa metabólica de repouso por tempo e magnitude proporcionais a intensidade da atividade. O mesmo serve ao treinamento com pesos.
Com a prática regular da musculação o indivíduo aumenta sua massa muscular e com isso faz com que seu organismo durante o período de repouso consuma mais energia.
Além do ganho de massa muscular, o uso de sobrecarga pode atuar diretamente na redução do tecido adiposo. Comprovadamente a musculação é um excelente meio de reduzir o percentual de gordura, mas os benefícios não se resumem a mera diminuição no tecido adiposo. O treinamento com pesos estimulará a síntese de proteínas musculares melhorando sua estética e as funções do aparelho locomotor. Além disso, os benefícios obtidos com a musculação serão mais duradouros devido a manutenção e até mesmo elevação do metabolismo de repouso, que está relacionado com a massa muscular.
Concluindo podemos dizer que ao mantermos uma musculatura forte e desenvolvida estaremos alterando nosso metabolismo fazendo com que nosso organismo tenha um gasto calórico diário maior.

Nenhum comentário: