quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Tá com sede? Olha a água mineral......


Durante a realização de atividade física ocorrem perdas significativas de líquidos e minerais, com isso a hidratação adequada é fundamental para que o rendimento físico e saúde não sejam prejudicados.
Durante a prática esportiva, a taxa de transpiração é altamente variável, oscilando entre 1 e 2 litros de líquidos por hora de exercício. Os eletrólitos perdidos em maior quantidade na transpiração são o sódio e o cloro.
A diminuição de água promove perda de peso e a capacidade de hidrólise de lipídeos também é reduzida, o que acarreta diminuição da capacidade máxima de desempenho. É importante ressaltar que a desidratação antecede a sede, provocando diminuição do volume plasmático e aumento da osmolaridade. Dessa forma, ao sentir sede, o esportista já está desidratado e, desta forma, pode apresentar efeitos deletérios à performance e saúde.
O efeito mais sério da prática de exercícios em ambientes quentes é a hipovolemia progressiva (um volume sangüíneo abaixo do normal), acompanhado de uma desidratação. A hipovolemia pode induzir a uma alteração na temperatura interna pela vasodilatação cutânea e redução do fluxo sangüíneo periférico máximo. Esta hipertemia, combinada com uma diminuição do débito cardíaco máximo e redução do VO2 Máximo, compromete a capacidade de se exercitar por um período prolongado em alta intensidade.
A perda de peso é um importante indicador de desidratação:
* Quando sentimos sede já estamos em processo de hipohidratação. Por isso, não podemos esperar a manifestação da sede para nos hidratarmos.
* Perda hídrica de 2% do peso corporal: manifestação da sede.
* Perda de 4% do peso corporal: ocorre diminuição da capacidade de hidrólise e diminuição do desempenho.
* Perda de 7% do peso corporal: há comprometimento plasmático.
* Perda de 9% do peso corporal: há risco de colapso.
* Perda de 10% do peso corporal: risco de morte.
* Conseqüências da não reidratação: quando um indivíduo torna-se hipohidratado, ocorre diminuição do volume plasmático com aumento da concentração de sódio e potássio. Todos os eletrólitos ficam mais concentrados se não houver reposição hídrica. Pode ocorrer débito cardíaco, diminuição do fluxo sanguíneo para os tecidos e prejuízo na performance.
De acordo com o American College of Sports Medicine, a reposição de líquidos para quem pratica exercícios deve ser da seguinte forma:
* 2 h antes do exercício: ingestão de 500 ml de líquidos;
* A partir de 1 h de exercício: 600 a 1200 ml de líquidos por hora de exercício;

Nenhum comentário: