terça-feira, 25 de novembro de 2008

Vamos emagrecer correndo?


A corrida é uma modalidade esportiva que vem crescendo muito nos últimos anos em relação ao número de praticantes. Hoje existem centenas de grupos e atletas que treinam durante o ano para participarem de diversas provas nacionais e até mesmo internacionais. Correr faz fortalecer ossos, músculos e articulações de membros inferiores e ainda faz melhorar todo o sistema cardiorespiratório, além de queimar uma grande quantidade de calorias.
Dicas para melhorar sua corrida:
-Uma boa postura para correr é muito importante. Corra sempre mantendo seu corpo ereto, cotovelos fletidos em 90 graus ao lado do corpo e mãos relaxadas com palma para baixo.
-Balance os braços sempre contrários aos movimentos das pernas a cada passada.
-Faça aquecimento por 5 minutos com uma boa caminhada intensa em seguida pare e faça os alongamentos necessários.
-Gradualmente vá aumentando a velocidade até sentir sua respiração acelerada, mas não ultrapasse até o ponto que possa ter dificuldades para conversar.
-Corra por 10 minutos no início e aumente de 1-2 minutos todos os dias até que consiga correr por pelo menos 20 minutos.
-Verifique sua Freqüência Cardíaca e veja se já está em sua Zona Alvo de Treinamento - alguns corredores usam o frequencímetro (Ex: marca Polar) para verificar a F.C , mas em caso de não poder adquiri-lo, poderá usar a medição manual que é passível de erros.
-Quando verificar que está em sua Zona Alvo de Treinamento, vá aumentando o tempo de seu treinamento dia após dia. Até chegar a seu objetivo.
-Após o treinamento, faça um resfriamento caminhando por 5 minutos e em seguida pare e repita os alongamentos do início da corrida .
Dicas importantes:
-Quando o tempo estiver ruim tente correr em uma esteira em casa ou na academia, para evitar escorregões pelo caminho;
-Assista TV em casa, ou ouça música enquanto se exercita, será uma grande motivação para vencer o cansaço.
Acessórios:
Um bom par de tênis é muito importante para lhe garantir uma boa corrida livre de lesões. Os tênis especiais para corrida absorvem o choque das passadas e ainda estabilizam seus pés no solo.
Um bom tênis deve: ser flexível, ter uma sola grossa, um acolchoamento para o calcanhar para o tendão de Aquiles, a sola deve ser mais larga que a parte de cima, ser confortável com bastante espaço dentro dele e ainda mais alto na parte de traz.
Portanto para quem quer começar o ano de 2009 com o objetivo de se transformar em um atleta, ou simplesmente manter a forma física a corrida pode ser uma ótima modalidade para escolher. Não deixe de ter ao seu lado um Personal Trainer pois ele fará você alcançar seus objetivos com maior facilidade e de forma segura.

4 comentários:

Erika Borges disse...

Obrigada pelo elogio!
Adorei conhecer seu blog..ele é uma fonte excelente para o público com que trabalhamos.

Um abraço.

www.nutricaonoesporte.blogspot.com

dete disse...

Obrigada pela visita, gostei de conhecer teu blog, complementa o meu hehe, beijos e bom fim de semana

Gabana disse...

Olá,
O que é Zona Alvo de Treinamento.
Quando corro chego rapidamente a F.C 189, que é o limite máximo, pois tenho 36 anos.
Então quando chego neste limite devo diminuir e manter F.C abaixo disto?

Obrigada e parabéns pelo blog, muito útil.

Beta disse...

Muito bom o post!
Adorei conhecer esse blog, e tenho certeza que virarei uma frequentadora assídua...rss

Ficaram alguma dúvidas, como determino minha zona alvo de treinamento?

Eu faço treino intervalado, ando por 5 minutos e corro por 5 muinutos. Enquanto caminho, minha FC fica em torno de 65-75% e enquanto corro ela passa para 85%..gostaria de saber quais são os benefícios do treino intervalado.

Um abraço
e parabéns novamente!